RESUMO: O aumento da concentração de CO2 tem profundas implicações no clima do planeta. Esse aumento em grande parte se deve a diversas atividades antrópicas, dentre algumas a queima de combustíveis fosseis, o desmatamento descontrolado e a falta de manejo na agropecuária. A maior parte do CO2 emitido para a atmosfera é absorvida pelos oceanos, porém uma parcela considerável é absorvida pelos ecossistemas terrestres. Assim, investigar as trocas de energia e CO2 massa, bem como o armazenamento de CO2 pela biomassa, dos mais variados ecossistemas terrestres tem grande relevância, pois permite o arregimento de conhecimento suficiente para melhor compreender os mecanismos que controlam o ciclo do CO2. No Brasil, a dinâmica do CO2 tem sido estudada em vários ecossistemas a exemplo do cerrado, cerradão e principalmente a floresta amazônica. Por outro lado, no ecossistema Caatinga e em ambientes agrícolas do Nordeste do Brasil, estudos dessa natureza ainda são iniciativas incipientes. A Caatinga desempenha um papel importante na manutenção do processo macroecológico regional, bem como, indiretamente no suporte as regiões com maior diversidade e endemismo. Diante desse contexto, a presente proposta tem por objetivo determinar o balanço de energia, água e carbono em áreas do Bioma Caatinga e em ambientes de pastagem tropical no Estado do Rio Grande do Norte. Será utilizada a técnica a técnica das correlações dos vórtices turbulentos em sítios experimentais já em atividade no RN situados na Estação Ecológica do Seridó (Caatinga Preservada), em Assu e na Estação Experimental da Escola Agrícola de Jundiaí, Macaíba-RN.
RESUMO: O método de covariância de vórtices turbulentos tem sido amplamente utilizado para quantificar as trocas de propriedades, tais como energia, momentum e CO2, entre a superfície e a atmosfera. Esse método é baseado no mecanismo em que a turbulência na camada limite planetária é a grande responsável pelo transporte de energia e massa entre a superfície e a atmosfera. Com isso, os fluxos superficiais de energia e CO2 (entre outros) podem ser estimados pela covariância entre a velocidade do vento vertical e o escalar em questão (temperatura, vapor d’água e CO2), desde que a turbulência seja intensa o suficiente. Porém, durante a noite e em condições de vento fraco, a intensidade da turbulência cai consideravelmente, afetando as estimativas de fluxo. A ideia central do trabalho é buscar entender como ocorrem as trocas de energia e escalares (CO2, vapor d’água, O3) entre a superfície e a atmosfera em condições noturnas muito estáveis, na qual a turbulência é fraca ou intermitente. Este ainda é um fenômeno pouco compreendido e que causa grande impacto nas estimativas de fluxos superficiais, afetando até mesmo os resultados de modelos numéricos de previsão de tempo, já que estes costumam parametrizar fenômenos de camada limite planetária, que acabam não sendo reproduzidos de maneira correta. A pesquisa relacionada aos problemas dos transportes de escalares entre a superfície e a atmosfera em condições noturnas muito estáveis tem estado em grande evidência nos últimos anos. Entre os trabalhos que tem abordado essa questão estão Mahrt et al. (1998), Acevedo et al. (2007), Finnigan (2008), Aubinet et al. (2010), Sun et al. (2012), Oliveira et al. (2013), Santos et al. (2016), Oliveira et al. (2018) e, especialmente, Aubinet (2008), que dedicou uma revisão inteira aos problemas que ocorrem durante a noite. As principais contribuições que a pesquisa nessa área poderá gerar são: entender e descrever adequadamente a transição entre os regimes de turbulência da camada limite estável; melhorar as estimativas dos fluxos superficiais de escalares, um problema em condições fortemente estáveis; criação de novas parametrizações para condições muito estáveis que possam ser implementados em modelos de previsão de tempo; formação de recursos humanos nessa área a partir da participação de alunos de graduação e pós-graduação.
RESUMO: A Caatinga tem sido um dos ecossistemas menos estudados em termos de absorção de CO2 da atmosfera. Entretanto, pesquisas recentes apontam para um elevado potencial da Caatinga em prover esse serviço ecossistêmico. O presente projeto de pesquisa tem, portanto, como objetivo principal caracterizar o papel da Caatinga no balanço regional de CO2, considerando as condições presentes e cenários de mudanças climáticas. A metodologia é composta de três focos principais. O primeiro nas análises de dados coletados in situ em cinco torres micrometeorológicas equipadas com sistemas de Eddy Covariance, com a finalidade de quantificar a intensidade da absorção de CO2 pelo ecossistema. O segundo foco é na construção de cenários regionalizados para o Nordeste do Brasil a partir da técnica de dowscaling dinâmico, utilizando-se o modelo regional RegCM4.7 e RegCM5 e os cenários Shared Socioeconomic Pathways (SSP) do sexto relatório (AR6) do IPCC. As simulações serão feitas para quatro SSP e quatro horizontes temporais: curto prazo (2021 a 2040); médio prazo: 2041 a 2060; longo prazo: 2081 a 2100. O projeto será desenvolvido no âmbito das atividades de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC) e no Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biosfera-Atmosfera (GEOMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte..
RESUMO: Os Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM) têm sido estudados ao longo dos anos em todo o globo. Especialmente sobre a América do Sul, estes sistemas tem sido foco de pesquisas sobre a região da saída do Jato de Baixos Níveis, coincidindo com a região da Bacia do Prata. A relação entre o Jato de Baixos níveis e a ocorrência dos CCM é aprofundada na literatura. Contudo, não existe uma pesquisa que apresente a evolução as características físicas e morfológicas destes sistemas com uma perspectiva de 26 anos de dados de sensoriamento remoto. Além disto, não existe um modelo conceitual na literatura para este tipo de sistema quando ocorre na região tropical da América do Sul e uma comparação detalhada com os sistemas que ocorrem na saída do Jato de Baixos Níveis. Sendo assim, esta pesquisa pretende suprir estas lacunas encontradas na literatura, dando apoio principalmente a previsão do tempo, provendo um melhor conhecimento da sazonalidade, ciclo de vida, e características físicas e morfológicas dos CCM. Tais sistemas poderão ser simulados com maior eficácia, provendo uma melhor previsão de tempo para a população em geral.
RESUMO: O presente projeto de pesquisa é um estudo a ser realizado por uma equipe de pesquisa multidisciplinar que aborda a vulnerabilidade socio-ambiental das populações do setor da agricultura familiar considerando os diferentes contextos de zonas homoclimáticas em que as populações residentes nas microrregiões dessa área estão inseridas. Pretende-se desenvolver o estudo em duas etapas. A primeira envolve a determinação de zonas homoclimáticas da área que será construído com base nos dados de meteorológicos proveniente do estudo desenvolvido por Xavier et al. (2016), disponível no site: https://utexas.box.com/Xavier-etal-IJOC-DATA. São disponibilizadas as seguintes variáveis meteorológicas: precipitação, vento, temperatura mínima e máxima, umidade relativa e evapotranspiração. Estão dispostos em uma grade regular de 0,25 °× 0,25 ° e cobrem todo o território brasileiro. A segunda etapa envolve o uso da base de dados do Censo Agropecuário 2017 levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O conhecimento das vulnerabilidades das microrregiões nordestinas mais susceptíveis a extremos climáticos contribuirá na identificação sobre quais serão as áreas potencialmente de risco, e possibilitará a elaboração e implantação de políticas e medidas de adaptação e mitigação dos efeitos ocasionados pela maior frequência ou intensidade da ocorrência dos extremos climáticos.
RESUMO: O presente projeto de pesquisa é um estudo a ser realizado por uma equipe de pesquisa multidisciplinar que aborda a vulnerabilidade socio-ambiental das populações do setor da agricultura familiar considerando os diferentes contextos de zonas homoclimáticas em que as populações residentes nas microrregiões dessa área estão inseridas. Pretende-se desenvolver o estudo em duas etapas. A primeira envolve a determinação de zonas homoclimáticas da área que será construído com base nos dados de meteorológicos proveniente do estudo desenvolvido por Xavier et al. (2016), disponível no site: https://utexas.box.com/Xavier-etal-IJOC-DATA. São disponibilizadas as seguintes variáveis meteorológicas: precipitação, vento, temperatura mínima e máxima, umidade relativa e evapotranspiração. Estão dispostos em uma grade regular de 0,25 °× 0,25 ° e cobrem todo o território brasileiro. A segunda etapa envolve o uso da base de dados do Censo Agropecuário 2017 levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O conhecimento das vulnerabilidades das microrregiões nordestinas mais susceptíveis a extremos climáticos contribuirá na identificação sobre quais serão as áreas potencialmente de risco, e possibilitará a elaboração e implantação de políticas e medidas de adaptação e mitigação dos efeitos ocasionados pela maior frequência ou intensidade da ocorrência dos extremos climáticos.
RESUMO: A Bacia Hidrográfica do Cubango-Okavango continua a ser uma das menos afetadas pelo homem no continente africano. No seu estado atual, quase virgem, o rio fornece benefícios significativos ao nível dos ecossistemas, e vai continuar a fazê-lo se for gerido adequadamente. Contudo, as cada vez maiores pressões socioeconómicas a que a bacia hidrográfica está sujeita nos países ribeirinhos, Angola, Botsuana e Namíbia, podem alterar as suas atuais características e, por conseguinte, é absolutamente necessário assegurar uma gestão sustentável dos seus recursos. O Rio Cubango-Okavango emerge nas cabeceiras dos rios Cuíto e Cubango no planalto de Angola. A extensão topográfica da bacia do Cubango-Okavango abrange uma área de aproximadamente 700 000 km2, mas o seu caudal principal é oriundo de 120 000 km2 de áreas de pastagem semiúmidas e subáridas na Província do Kuando Kubango em Angola. A bacia é constituída pelos rios Cubango (chamado Cubango-Okavango no Botsuana e Kavango na Namíbia), Cutato, Cuchi, Cuelei, Cuebe, Cueio, Cuatir, Luassíngua, Longa, Cuiriri e Cuíto e pelo Delta do Okavango. Com a sua variedade de habitats e a biodiversidade daí resultante, o Delta é uma das áreas mais exclusivas do mundo para a conservação da biodiversidade. O ambiente da zona húmida do Delta constitui um local de repouso para as aves que migram para a África Austral durante o inverno boreal, e é um verdadeiro armazém de biodiversidade com relevância a nível mundial. Neste projeto, será feito uma analise mas detalhada das condições precipitantes e de vazão para o delta e área do Okavango, e para isso, será feito analises dos dados de modelagem dinâmica regional do modelo GERICS-REMO2009, em dois cenários futuros e um historical.
RESUMO: O texto aborda diversas atividades relacionadas à aviação, desde o controle de tripulantes, abastecimento de aeronaves, controle de passageiros e cargas até o controle de tráfego aéreo e o acompanhamento das condições meteorológicas. Essas atividades são interdependentes e cruciais para a segurança na aviação. Além disso, destaca a importância do prognóstico de eventos climatológicos na aviação, pois afeta o planejamento de voos e a segurança das operações. O avanço tecnológico na coleta e análise de dados meteorológicos permite melhorar a precisão dos prognósticos. O texto também menciona que muitos acidentes aéreos estão relacionados a fatores humanos, materiais e ambientais. Investimentos em treinamento de pilotos, padrões de fabricação e manutenção de aeronaves, bem como o uso de equipamentos de previsão de condições climáticas, são cruciais para prevenir acidentes. Além disso, ressalta a importância da segurança aeronáutica, enfatizando que a manutenção confiável e segura das aeronaves é fundamental para evitar incidentes e acidentes. A segurança na aviação é crucial, uma vez que as consequências de acidentes podem ser devastadoras em termos de vidas, economia e sociedade. Por fim, o texto destaca o papel essencial da aviação no transporte global, promovendo o desenvolvimento econômico e a conectividade entre regiões. Espera-se que o setor de aviação continue crescendo, o que requer um foco contínuo na segurança e na manutenção confiável das aeronaves.
RESUMO: Estudos têm mostrado que o aumento da resolução horizontal em modelos climáticos contribui para simulação mais realística da localização e intensidade de sistemas atmosféricos como, por exemplo, jatos em altos níveis. Entretanto, poucos grupos de pesquisadores na América do Sul realizam simulações climáticas regionais com alta resolução. Nesse contexto, este projeto visa utilizar o Regional Climate Model – version 4 (RegCM4) para regionalizar projeções climáticas em diferentes cenários (RCP 2.0, 4.5, 6.0 e 8,5) no domínio da Região Nordeste do Brasil (NEB). O RegCM4 será integrado com grade horizontal de 25 km e aninhado em dois modelos climáticos do CMIP5 (HadGEM2-ES e MPI-ESM-MR) para o período 1960 a 2070. Essas projeções serão utilizadas para avaliar extremos climáticos sobre o NEB. Adicionalmente, as projeções climáticas serão disponibilizadas livremente na base de dados do CORDEX e do DCAC-UFRN para estudos de impactos pela comunidade científica. Ressalta-se que esse projeto irá contribuir para o aprimoramento da modelagem climática regional sobre a NEB e produzirá informações para possíveis tomadores de decisões. Em adição irá contribuir para formação de novos pesquisadores nas áreas de modelagem atmosférica, uma vez que vários alunos (graduação, mestrado e doutorado) estarão envolvidos na pesquisa..